segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sete Categorias de "Homens"

De acordo com, P. D. Ouspensky o homem deve ser definido numa gradação de 7, do ponto de vista da evolução, classificada em 7 categorias - Homem n.* 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, sendo que as três primeiras categorias estão praticamente no mesmo nível:


# Homem n.* 1 ou Homem Físico - É um homem no qual o centro instintivo ou o centro motor prevalece sobre os centros intelectual e emocional;

# Homem n.* 2 ou Homem Emocional - É um homem no qual o centro emocional prevalece sobre os centros intelectual, motor e instintivo;

# Homem n.* 3 ou Homem Intelectual - É um homem no qual o centro intelectual prevalece sobre os centros emocional, motor e instintivo.


Diante disso, Oupensky afirma que na vida comum, só encontramos essas três categorias de homens. Para tornar-se o Homem n.* 4 o mesmo deve passar por escolas, pois o Homem n.* 4 não nasceu como tal, mas é produto de uma cultura de escola. Conseqüentemente,


# Homem n.* 4 - É um homem no qual a idéia de seu desenvolvimento, tornou-se mais importante que todos os seus outros interesses.


Além dessas categorias, existem outras superiores, extremamente raras, tais como:


# Homem n.* 5 - É um homem que adquiriu a unidade e consciencia de si;

# Homem n.* 6 - É um homem que adquiriu a consciência objetiva;

# Homem n.* 7 - É um homem que alcançou tudo o que um homem pode alcaçar, tendo um eu permanente e uma vontade livre, ou seja, é imortal nos limites do sistema solar.


Resumido, é muito importante compreender essa divisão do homem em sete categorias, porque ela encontra aplicação em todas as formas possíveis de estudo da atividade humana, por exemplo: os conceitos gerais de religião, de arte, de ciência e de filosofia.


Psicologia da Evolução Possível ao Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário