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domingo, 5 de dezembro de 2010
Reunião 05-12-2010
Aula dada por Augusto G. Lorio sobre o Sloka 6 (A Doutrina Secreta - H.P.Blavatsky - Cosmogênese - Estância VI - Página 238):
As Rodas mais antigas giravam para baixo e para cima (a) ...
Os frutos da Mãe enchiam o Todo. Houve Combates renhidos entre Criadores e Destruidores, e Combatentes renhidos pelo Espaço; aparecendo e reaparecendo a Semente continuamente (b).
EXPLICAÇÃO
As Rodas mais antigas (referem-se aos Mundos ou Globos de nossa cadeia, em seus primeiros períodos de manifestação) giravam para baixo e para cima (ou seja, centros de força, em redor dos quais se forma a matéria cósmica que passando por sucessivos estados de consolidação, vem finalmente a construir os globos) ...
Os frutos da Mãe enchiam o Todo (nosso Sistema Solar, e não o Universo Infinito). Houve Combates renhidos entre Criadores e Destruidores (processos “localizados” no espaço de criação e de destruição cíclicos) e Combatentes renhidos pelo Espaço (processos “disseminados” pelo espaço, ex: cometas); aparecendo e reaparecendo a Semente continuamente (trata-se das partículas espirituais que também na Teogonia oculta: cada Semente – Germe do Mundo – é um organismo etéreo, do qual envolve mais tarde um Ser celeste, um Deus).
Os frutos da Mãe enchiam o Todo (nosso Sistema Solar, e não o Universo Infinito). Houve Combates renhidos entre Criadores e Destruidores (processos “localizados” no espaço de criação e de destruição cíclicos) e Combatentes renhidos pelo Espaço (processos “disseminados” pelo espaço, ex: cometas); aparecendo e reaparecendo a Semente continuamente (trata-se das partículas espirituais que também na Teogonia oculta: cada Semente – Germe do Mundo – é um organismo etéreo, do qual envolve mais tarde um Ser celeste, um Deus).
OUTRAS INFORMAÇÕES
- 7 (estados de consciência no homem) = 3 (três estados superiores sintonizados com os três planos superiores do Cosmos) + 4 (quatro estados inferiores ou planos dos quais o último é o nosso – Universo visível – Mundo Físico ou Material*).
- Os 7 Planos (Ver Diagrama III, pág. 239):
A Imortal Tríade Superior...
- PLANO I
- PLANO II
- PLANO II
- PLANO III
O Mortal ou Trasitório Quaternário Inferior...
O Mortal ou Trasitório Quaternário Inferior...
- PLANO I = Mundo Arquétipo = Primeiro Modelo
- PLANO II = Mundo Intelectual ou Criador
- PLANO III = Mundo Substancial ou Formativo
- PLANO IV* = Mundo Físico ou Material
- PLANO IV* = Mundo Físico ou Material
CONCLUSÃO
O Sloka 6 aborda o nascimento dos corpos celestes no espaço, ou seja, o nosso Sistema Solar. Bem explicado pela citação do Livro de Dzyan feita por H. P. Blavatsky neste sloka, informando que “o Sol Central faz com que Fohat aglutine a poeira primordial em forma de globos, que os aproxime uns dos outros, reunindo-os... Disseminados pelo Espaço, sem ordem nem sistema, os Germes do Mundo entram em freqüentes colisões antes da junção final, e depois se convertem em ‘Vagabundos’ (Cometas). Então começam os combatentes e as lutas. Os mais antigos (Corpos) atraem os mais jovens, enquanto outros os repelem. Muitos sucumbem devorados pelos companheiros mais fortes. Os que escapam vão constituir-se em Mundos.”
Fonte:
Ø A Doutrina Secreta Vol.1 – Cosmogênese – Estância VI – pág. 238-243 – H.P. Blavatsky.
Ø Glossário Teosófico – H.P.Blavatsky.
Leitura Complementar:
- O SISTEMA SOLAR* (Arthur E. Powell).
- O CONCEITO ROSACRUZ DE COSMOS* (Max Heindel).
- UMA BREVE HISTÓRIA DO UNIVERSO – De Buda a Freud (Ken Wilber).
- OS SETE PRINCÍPIOS DO HOMEM (Annie Besant).
- O HOMEM E SEUS SETE TEMPERAMENTOS (Geoffrey Hodson).
Coordenadora Angélica Spirandelli.
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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Magia x Bruxaria = Mago x Bruxa
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A cultura medieval, muito antes do Renascimento, se enche de literatura latina. Os poetas latinos são inclusive auctoritates, ou seja, é difícil recusar o que eles apresentam como fatos seguros e verdadeiros. Santo Agostinho será obrigado a construir uma completa - e complexa - teoria teológica e demonológica para demonstrar que os prodígios mágicos são somente enganos demoníacos. Frente aos prodígios e rituais dos magos, entretanto, o papel da incantatrix ou "bruxa" torna-se ao mesmo tempo mais simples mas também mais obscuro, mais mau.
O magus conhece as leis ocultas do universo, lê o caminho das estrelas, sabe quais são as relações entre os planetas, as pedras preciosas e a alma humana: é um sábio. A incantatrix não sabe ou não tem o cuidado de conhecer as coisas que emprega para atuar, e atuar de maneira má. A incantatrix é maléfica, porque faz o mal (feiticeira de "fazer" ?). Ela atua, sobretudo, em três direções:
- A metamorfose. A incantatrix pode transformar-se em animal (freqüentemente uma ave de rapina noturna, como um morcego ou uma coruja) e nessa forma perturbar sobretudo as crianças, sugando-lhes o sangue até a morte. Na origem, esta crença era estruturada ao contrário: havia gênios maus que à noite tomavam forma de pássaros sugadores de sangue e de dia a de velhas mulheres. A incantatrix pode também transformar os outros em animais.
- A incantatrix atua como xamã: viaja ao país dos mortos, fala com eles e graças a eles prediz o futuro.
- A incantatrix também faz, com seu carmen, seu cantus, rituais e ervas que ela conhece, maleficia que dão ou tiram amor, que matam as crianças no próprio seio materno, que podem chegar até à morte.
Em resumo, essas são as características das incantatrix, que a antigüidade e a Idade Média nunca esqueceram, mas que ao longo de muitos séculos ficaram no fundo das crenças comuns.
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Por
Franco Cardini
Instituto de História
Universidade de Florença - Itália
Franco Cardini
Instituto de História
Universidade de Florença - Itália
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