domingo, 5 de dezembro de 2010

Reunião 05-12-2010

Aula dada por Augusto G. Lorio sobre o Sloka 6 (A Doutrina Secreta - H.P.Blavatsky - Cosmogênese - Estância VI - Página 238):
As Rodas mais antigas giravam para baixo e para cima (a) ...
Os frutos da Mãe enchiam o Todo. Houve Combates renhidos entre Criadores e Destruidores, e Combatentes renhidos pelo Espaço; aparecendo e reaparecendo a Semente continuamente (b).

EXPLICAÇÃO

As Rodas mais antigas (referem-se aos Mundos ou Globos de nossa cadeia, em seus primeiros períodos de manifestação) giravam para baixo e para cima (ou seja, centros de força, em redor dos quais se forma a matéria cósmica que passando por sucessivos estados de consolidação, vem finalmente a construir os globos) ...
Os frutos da Mãe enchiam o Todo (nosso Sistema Solar, e não o Universo Infinito). Houve Combates renhidos entre Criadores e Destruidores (processos “localizados” no espaço de criação e de destruição cíclicos) e Combatentes renhidos pelo Espaço (processos “disseminados” pelo espaço, ex: cometas); aparecendo e reaparecendo a Semente continuamente (trata-se das partículas espirituais que também na Teogonia oculta: cada Semente – Germe do Mundo – é um organismo etéreo, do qual envolve mais tarde um Ser celeste, um Deus).

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • 7 (estados de consciência no homem) = 3 (três estados superiores sintonizados com os três planos superiores do Cosmos) + 4 (quatro estados inferiores ou planos dos quais o último é o nosso – Universo visível – Mundo Físico ou Material*).
  • Os 7 Planos (Ver Diagrama III, pág. 239):
A Imortal Tríade Superior...
- PLANO I
- PLANO II
- PLANO III

O Mortal ou Trasitório Quaternário Inferior...
- PLANO I = Mundo Arquétipo = Primeiro Modelo
- PLANO II = Mundo Intelectual ou Criador
- PLANO III = Mundo Substancial ou Formativo
- PLANO IV* = Mundo Físico ou Material
CONCLUSÃO

O Sloka 6 aborda o nascimento dos corpos celestes no espaço, ou seja, o nosso Sistema Solar. Bem explicado pela citação do Livro de Dzyan feita por H. P. Blavatsky neste sloka, informando que “o Sol Central faz com que Fohat aglutine a poeira primordial em forma de globos, que os aproxime uns dos outros, reunindo-os... Disseminados pelo Espaço, sem ordem nem sistema, os Germes do Mundo entram em freqüentes colisões antes da junção final, e depois se convertem em ‘Vagabundos’ (Cometas). Então começam os combatentes e as lutas. Os mais antigos (Corpos) atraem os mais jovens, enquanto outros os repelem. Muitos sucumbem devorados pelos companheiros mais fortes. Os que escapam vão constituir-se em Mundos.”

Fonte:

Ø A Doutrina Secreta Vol.1 – Cosmogênese – Estância VI – pág. 238-243 – H.P. Blavatsky.
Ø Glossário Teosófico – H.P.Blavatsky.


Leitura Complementar:

- O SISTEMA SOLAR* (Arthur E. Powell).
- O CONCEITO ROSACRUZ DE COSMOS* (Max Heindel).
- UMA BREVE HISTÓRIA DO UNIVERSO – De Buda a Freud (Ken Wilber).
- OS SETE PRINCÍPIOS DO HOMEM (Annie Besant).
- O HOMEM E SEUS SETE TEMPERAMENTOS (Geoffrey Hodson).

Coordenadora Angélica Spirandelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário