sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Fenômeno Harry Potter...

...também, trouxe muita polêmica, reavivando uma antiga batalha pelo domínio da Mente humana! A luta entre "o bem versus o mal", a magia branca x a magia negra, ganhou enorme repercussão entre os adolescentes ao ser materializada nas telas dos cinemas.
Este fato causou muita invidia nas forças conservadoras... tão habituadas em propagar e apoiar somente um ponto de vista: o delas! Conseqüentemente, o resgate da mitologia nórdica e, tantas outras formas plurais de ver e entender o Universo, a Humanidade e o Homem chocaram-se com a homogeneidade, a unilateridade de uns poucos que se acostumaram a dominar a consciência humana por milênios, rotulando as forças divergentes de "demoníacas" e, acusando homens críticos de serem "demônios" ou estarem "endomoniados" com a finalidade de aniquilar os opositores.
Fato comprovado e arquivado pela História da Humanidade...
Na posteridade, a Trilogia Matrix, StarWars, V de Vingança e, sobretudo a saga O Senhor dos Anéis "cutucaram com vara curta" o poder espiritual vigente, a história do aprendiz de feiticeiro - Harry Potter - foi e é acusada pelos tradicionalistas de atrair as crianças para a magia e, porteriormente, para o Satanismo (Diabo). Os Exorcistas terão emprego garantido...
Ironicamente, o epicentro desta batalha é o Reino Unido, a indomável Inglaterra! Fisicamente, os antigos celtas foram cristianizados... mas, um "pensamento" pode ser destruído? Espiritualmente, a romanização desta ilha não conseguiu substituir na sua totalidade a velha religião e, por ironia do destino - Lei de Ação e Reação - os druidas estão "mais vivos do que nunca". Pois, a neopagã Wica é uma das religiões que mais cresce na Europa e EUA e, com certeza desagrada alguns e agrada outros, tais como: os wiccanos ou "bruxos" que tiveram sua religião normalizada nos anos 60, denominando-a como Wicca.
Hoje, Witchcraft ou the Craft se faz presente também no Brasil, especialmente em Brasília e São Paulo e, curiosamente 1.434 pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos se identificam como wiccanos, tornando a Wicca a maior religião "não-cristã" dentro dessa comunidade norte-americana. E, por ai vai... até o acontecimento Potter criar toda uma "Geração Harry Potter", sendo o estopim da batalha pelas mentes daqueles que governarão o mundo futuramente - as crianças e os adolescentes.
Em resumo, os filmes baseados na obra do pequeno bruxinho levam a alcunha de induzir nos adolescentes uma mentalidade esotérica e ocultista, formentando a prática da magia. Além disso, os conservadores alegam que os livros da escritora britânica J. K. Rowling colocam como verdade o "mundo mágico", ou seja, os acontecimentos reais dependem da magia...
... "teosoficamente" o personagem Harry Potter é um garoto que está diante de um conflito interno, sendo o mundo interior mais o mundo exterior palcos desta dinâmica energética entre os Aspectos Virtuosos e o Lado Negro que também fazem parte do Universo Potter, servindo como espelho para a grande maioria dos adolescentes, os quais se projetam no garoto Potter. Contudo, o "centro gravitacional" da saga Potter não é a batalha entre o bem x o mal tão característica do pensamento judaico-cristão: anjos x demônios, paraiso x inferno, porque o mundo dual é uma Ilusão! Porquanto, o ponto central desta obra cinematográfica é a ESCOLHA! O que está por trás da ilusória guerra entre o Bem e o Mal é o LIVRE ARBÍTRIO reconhecido pelas sábias palavras de Dumbledore:
"Eu conheci um garoto (Tom Marvolo Riddle, depois Lord Voldemort) que fez todas as escolhas erradas."
Enfim, o personagem Harry Potter criado por Rowling, vai muito além do poder midiático e, do sensacionalismo comercial ao redor da "bruxaria", mas Potter encarna o que Jung chamou de Individuação, isto é, o processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Então, o gran finale : a quem interessa ou desinteressa tal expansão mental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário