sábado, 20 de fevereiro de 2010

O que é o Demiurgo?

Para responder esta pergunta é necessário fazer uma síntese de diversas explicações dadas pelas inúmeras Sociedades Secretas que existiram e ainda existem na atualidade, mesmo assim, tal resumo do que vem a ser o Demiurgo? daria um extenso "tratado" sobre o mesmo.

Porém, um ponto de partida interessante acerca deste assunto é a obra cosmológica de Platão - Timeu - neste diálogo o filósofo grego expõe a criação do mundo pelo Demiurgo...

...além desta idéia do "Criador", outro ponto importante no Timeu é o conceito de alma e sua articulação com o corpo, estando relacionada com Alma do Mundo. Em resumo, a alma para Platão fora criada pelo Demiurgo e, sendo desta forma, a única capaz de contemplar o Mundo Inteligível, ou seja, o Mundo das Idéias.

Muitas são as opiniões sobre o significado e a real existência deste Criador, isto é, o Demiurgo (a força criativa que deu forma ao mundo material) que tanto tem influenciado o pensamento das Sociedades Secretas, principalmente, as Escolas de Mistério Ocidentais, tais pontos de vistas, ás vezes convergem e divergem, outras assumem uma posição de neutralidade ou indiferença, bem como, veem neste Artífice a divindade responsável pela criação do universo físico.

Já no Gnosticismo, o Demiurgo é uma divindade subordinada à Divindade Suprema, algumas vezes considerada como o criador do mal outras vezes um ser imperfeito que criou o mundo material e que impede as almas humanas de voltarem a se integrar a Dinvidade única no Pleroma. Asssim...

Na visão Gnóstica o Demiurgo cria o mundo material, o Cosmo, e torna-se o chefe dos Arcondes, aprisionando a Alma, que são emanações de Shofia da Dividade Suprema, dentro do corpo material humano e exigindo que os homens o adorem como Deus Supremo e único (Jeová). Libertada com ajuda de um Arconde que se rebela contra o Demiugo, Sophia retorna a Pleroma e envia para o mundo materia o seu par, Cristo, para ensinar as almas como retornar a Pleroma através do conhecimento (gnose).

Conclui-se que não há uma unanimidade sobre o Demiurgo, enquanto, Algo bom ou mau, positivo ou negativo, sendo infindáveis as especulações acerca da verdadeira identidade deste Construtor de universos, de mundos, da matéria... questões revisitadas pelos irmãos Wachowski na Trilogia de Matrix, os quais materializaram cinematograficamente a idéia do Demiurgo: o Arquiteto da Matrix!

Um comentário:

  1. há um episódio da série Star Trek Voyager, chamado "Coda", na terceira temporada da série, em que o Demiurgo é visto com um falso pai, um alienígena que tenta manter os espíritos trancados na matrix. Vale a pena assistir, tem online na internet.

    ResponderExcluir