domingo, 14 de fevereiro de 2010

Reunião 14-02-2010

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substan - cial de período naturalista, porque a nascente da especulação dos filósofos é voltada para o mundo exterior, em que se julga também achar o princípio unitário de todas as coisas. Este primeiro período do pensamento grego começa em princípios do VI século a. C. e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Surge e desenvolve-se fora da Grécia propriamente dita, nas florescentes colônias gregas da Ásia Menor (Jônia) e da Magna Grécia (Itália do Sul), onde nasce a civilização grega.

Porém, é o segundo período da história do pensamento grego que nos interessa para o presente estudo sobre Platão, ou seja, o período sistemático. Nesse período realiza-se a grande e lógica sistematização do pensamento grego, culminando em Aristóteles, através de Sócrates e Platão, que fixam o conceito de ciência e de inteligível e também através da precedente crise cética da sofística.

O interesse filosófico passa da natureza e da metafísica para o homem e o espírito, a gnosiologia e a moral. Daí ser dado a estes período também o nome de antropológico, pela importância e o lugar de destaque dados ao homem e ao espírito no sistema do mundo, limitado antes no primeiro período do pensamento grego à natureza exterior.

Portanto, a vida e as obras de Platão, foram tema de estudo desta reunião teosófica, bem como, a análise do pensamento platônico (a gnosiologia) mais a metafísica do mesmo, sobre as idéias, as almas, o mundo... a religião em si. Tal especulação metafísica levou Platão a fundar sua famosa escola - denominada academia, dedicandos-se ao ensino filosófico e à redação de suas obras até a morte (347 ou 348 a. C.) este grande filósofo será revisitado futuramente pelo Neoplatonismo, durante o período religioso grego.

Fonte: História da Filosofia (Padovani&Castagnola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário