segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Vida e as Obras de Platão

P
latão nasceu em Atenas no ano de 428 ou 427 a. C. Seus pais perten - ciam a uma antiga e nobre descendência. Teve um temperamento de artista e filósofo ao mesmo tempo, manifestação característica e elevada do gênio grego.
Aos vinte anos, Platão travou relações com Sócrates, cujo ensino e amizade gozou durante oito anos. Quando díscípulo de Sócrates, Platão estudou também os maiores pré-socráticos. Após a morte do mestre, começou a viajar, dando um vasto giro para se intruir através do Egito, da Itália meridional e da Sicília.
Na Sícilia tentou inultimente realizar a sua utopia política junto à corte de Siracusa.

Pelo ano de 368 fundava em Atenas a sua famosa escola, que tomou o nome de academia, dedicando-se inteiramente à especulação metafísica, ao ensino filosófico e à redação de suas obras até a morte (347 ou 348 a. C.). Por exemplo: A República - um diálogo socrático escrito por Platão, sendo narrado, em primeira pessoa, por Sócrates - cujo tema central desta obra é a justiça.
Logo, a atividade literária de Platão abrange mais de 50 anos; escreveu 13 cartas e 36 diálogos, que representam a obra-prima da sua criatividade artística e atividade filosófica.
Fonte: História da Filosofia (Padovani&Castagnola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário