terça-feira, 27 de abril de 2010

Hermes

De acordo com, Chervalier & Gheerbrant (Dicionários de Símbolos) Hermes simboliza a inteligência industriosa e realizadora - preside ao comércio - significando igualmente o intelecto pevertido (habilidade maliciosa e de astúcia) agregando-lhe outra denominação de o protetor dos ladrões.

Hermes inventou a lira, sendo adotada por Apolo e, posteriormente criou a flauta dando-lhe a este deus grego em troca de lições de magia divinatória e do famoso caduceu de ouro. Além disso, Zeus escolheu Hermes para ser o mensageiro junto aos deuses dos Infernos (Hades e Perséfone). Outro nome que lhe dão é Crióforo (divindade agrária representada com um cordeiro aos ombros) por proteger os pastores e ser guia das almas no reino dos mortos.

Dessa função deriva o nome de Hermes Psicopompo - o acompanhador de almas. Assim, simboliza o Bom Pastor, ou seja, o "Cristo-Hermes", servindo de mediador entre a divindade e os homens. Então, Hermes para os gregos ou Mercúrio para os romanos (deus das viagens, honrado especialmente nas encruzilhadas dos caminhos para afastar maus encontros e fantasmas) Mensageiro por excelência (o mensageiro da boa-nova do Evangelho), simbolizando os meios de troca entre o Céu e a Terra, ou seja, a mediação.

Os autores Chervalier & Gheerbrant acrescentam que a simbologia de Hermes inspira-se também na simbologia do deus egípicio Tot, substituido de Ré, o deus supremo: mensageiro, iluminador e guia, lembra-nos por analogia o Cristo. Logo, Thot (Hermes egípcio) personifica a revelação da sabedoria aos homens e do caminho da eternidade que através da palavra que penetra até o fundo das consciências, conforme seu grau de abertura.

Finalizando, Hermes é a junção dos conhecimentos objetivos (cardeais) e subjetivos (interpretações) configurando numa "agência mundial de informações", sendo o deus do hermetismo, da hermenêutica, do mistério, da arte de decifrá-lo e, na contemporaneidade Hermes seria o grande patrono da Internet - rede mundial de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário