sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa


Festividade anual cristã, que comemora a ressurreição de Jesus após sua crucificação, como narrado nos Evangelhos. Segundo o antigo costume, tem conexão com a data da Páscoa judaica (o Pessach, que comemora o êxodo israelita do Egito), e o domingo de Páscoa é calculado em relação à primeira lua cheia após o equinócio de 21 de março.

O emprego de diferentes métodos de cálculo da data resultam, freqüentemente, na celebração da Páscoa em datas diferentes nas Igrejas ocidental e ortodoxa. Como, no hemisfério norte, a Páscoa coincide aproximadamente com o início da primavera, ela foi tradicionalmente associada à idéia de renovação da vida, e mistura as tradições cristã e pagã. (O nome inglês da festividade, Easter, deriva do nome da deusa pagã da primavera Eostre).

A Páscoa é a mais importante das fetividades cristãs. Tradicionalmente, catecúmenos (os que estão se preparando para o batismo) permaneciam acordados durante toda a noite de sábado e eram batizados na manhã do domingo de Páscoa, prática mantida na Igreja Ortodoxa Oriental e recentemente retomada pela Igreja Católica Romana. Os costumes de Páscoa incluem muita iluminação, ofícios ao nascer do sol e troca de ovos que sombolizam a nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário