sexta-feira, 2 de abril de 2010

Paixão de Cristo

P
aixão é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos - físicos, espirituais e mentais - de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução através da crucifixão. Este evento, a crucifixão de Jesus, é um evento central às crenças cristãs.

As origens etimológicas da palavra estão no verbo grego paschō, "sofrer",encontrado em passagens como Mateus 17:12 (e passagens paralelas em Marcos e Lucas), e Atos 1:3. O termo latino passio é usado para se referir ao sofrimento mortal de Cristo da Vulgata. O termo volta a aparecer no século II em textos cristãos para descrever precisamente as dores e o sofrimento de Jesus neste contexto. O termo "paixão", que se originou do latim passio, acabou evoluindo para indicar outro significado, mais abrangente.

O termo Agonia de Jesus é usado de maneira mais específica, para se referir à Agonia no Jardim, a ação (grego: agon) de Jesus de orar, antes de ser preso, no Jardim de Getsêmani; de maneira semelhante a "paixão", a palavra "agonia" acabou por evoluir e indicar um determinado estado de espírito.

Os trechos dos quatro Evangelhos que descrevem estes eventos são conhecidos como as "narrativas da Paixão". O Evangelho de Pedro, não-canônico, também é uma narrativa da Paixão. No calendário litúrgico a Paixão é comemorada na Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Sábado de Páscoa.

Além disso, aqui vai algumas dicas de filmes sobre a Paixão ou Agonia de Jesus:

  • Jesus Cristo: superstar (1973);

Trata-se de um filme estadunidense, do gênero drama musical, produzido pela Universal Studios e dirigido por Norman Jewison. O roteiro é baseado na ópera rock homônima de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber.

  • A Última Tentação de Cristo (1988);

Ou The Last Temptation of Christ é um filme norte-americano, do gênero drama, dirigido por Martin Scorsese e com roteiro de Paul Schrader baseado no romance homônimo de Nikos Kazantzakis, publicado em 1951.

  • A Paixão de Cristo (2004);

Ou The Passion of the Christ (em hebraico: הפסיון של ישו‎; em latim: Passio Christi) é um filme norte-americano, do gênero drama bíblico, dirigido por Mel Gibson.

Porfim, conclui-se este texto com algo bastante intrigante postado num site evangélico (http://www.chamada.com.br/mensagens/paixao.html), afirmando que o filme A Paixão de Cristo de Mel Gigson foi inspirado em visões de uma "freira esotérica" chamada Anna Katharina Emmerick que escreveu o seguinte livro: A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal obra teria sido o "pilar central" da versão de Mel Gibson para a Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário