sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quem foi Helena Petrovna Blavatsky?

Basicamente, o texto abaixo é de autoria de Josephine Ransom (Adyar, 1938) sobre uma das figuras mais notáveis do mundo no último quartel do século XIX...

...Helena Petrovna Hahn nasceu à meia-noite de 30 para 31 de julho (12 de agosto pelo calendário russo) de 1831, em Ekaterinoslav, na província de mesmo nome, ao sul da Rússia. Sendo oriunda de uma linhagem tradicional de homens e mulheres influentes e poderosos. Logo, a história dos antepassados de H. P. Blavatsky se confundem com a própria História da Rússia.

A natureza de Helena estava fortemente impregnada de uma inata capacidade psíquica... Ela se dizia (e o demonstrava) dotada da faculdade de comunicar-se como os habitantes de outras esferas ou mundos invisíveis e sutis, e com os entes humanos que consideramos "mortos".

Em 1848, com a idade de 17 anos, Helena contraiu matrimônio com o General Nicephoro V. Blavatsky, governador de província de Erivan... Após três meses, abandonou o marido e fugiu para a casa da família (do avô Fadeef governador da província de Saratov), posteriormente, encaminhada ao pai (o Capitão Peter Hahn descedente da estirpe dos Cruzados de Mecklemburg, os Rottenstern Hahn)... auxiliada pela família conseguiu legalizar a sua separação do General Blavatsky.

Agora Senhora Blavatsky ou H. P. B., em 1851, Helena teve o seu primeiro encontro físico com o Mestre, o Irmão Mais Velho ou Adepto, que fora sempre o seu protetor... Sob orientação do Mestre, aprendeu a controlar e dirigir as forças a que estava submetida...

...parte do tempo ela o passou nas regiões do Himalaia, estudando em mosteiros onde se conservam os ensinamentos de alguns mestres mais esclarecidos e espirituais do passado. Estudou a Vida e as Leis dos mundos ocultos, assim como as regras que devem ser cumprida para o acesso a eles. Como testemunho desse estágio de sua educação esotérica, deixou-nos uma primorosa versão de axiomas espirituais em seu livro: A Voz do Silcêncio.

Em 1873, H. P. Blavatsky viajou para os Estados Unidos da América, a fim de trabalhar na missão para a qual fora preparada... H. P. B. escreveu Isis Unveiled (Ísis sem Véu), em 1877, e The Secret Doctrine ( A Doutrina Secreta), em 1888, obras ambas "ditadas" a ela pelos Mestres.

Quando H. P. B. foi "enviada" aos Estados Unidos, um de seus objetivos mais importantes consistiu em fundar uma associação, que foi formada sob a denominação de THE THEOSOPHICAL SOCIETY (Societade Teosófica), "para pesquisas e difundir o conhecimento das leis que governam o Universo"...

...Essa "fraterna cooperação" tornou-se a primeira das Três Metas do trabalho da Sociedade... depois a Senhora Blavatsky (instrutora) associou-se ao Coronel Henry Steel Olcott (organizador) para formação desta Sociedade. Ambos foram para Índia em 1879, e ali construíram os primeiros sólidos alicerces do seu trabalho que se expandiu para o mundo...

Na Inglaterra H. P. B. mais o Coronel Ocott organizaram a Seção Esotérica da Sociedade Teosófica. Em 1890 contava-se em mais de um milhar o número de membros que se achavam sob a sua direção em muitos países.

Concluindo, Helena Petrovna Blavatsky faleceu a 8 de maio de 1891, deixando à posteridade o grande legado de alguns pensamentos dos mais sublimes que o mundo já conheceu. Ela abriu as portas, há tanto tempo cerradas, dos Mistérios; revelou uma vez mais, a verdade sobre o Homem e a Natureza; deu testemunho de presença, na Terra, da Hierarquia Oculta que se vela e guia o mundo.

.

Fonte: A Doutrina Secreta - Volume I Cosmogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário