quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sobre o Natal III

Por outro lado,
na hitoriografia de vanguarda, baseada nos docu - mentos do cristianismo primitivo e de recentes descobertas arqueológicas nos dá uma nova e ousada interpretação da vida de Jesus e das origens do cristianismo. Conforme, James Tabor (professor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte com doutorado em Estudos Bíblicos mais especialidade nos Manuscritos do Mar Morto) Jesus, como sabemos, era o filho de Maria, uma jovem que engravidou antes de seu casamento com um homem chamado José.

Os evangelhos nos dizem que Jesus tinha quatro irmãos e duas irmãs, todos, provavelmente, de um pai diferente do seu. Ele se juntou a um movimento messiânico iniciado por um parente – João Batista, visto por ele como professor e grande profeta. João e Jesus preencheram os papéis dos Dois Messias aguardados naquele tempo: João, como um sacerdote descendente de Aarão; Jesus, como um descendente real de Davi.

Juntos pregaram a vinda do Reino de Deus. O movimento apocalíptico liderado por eles esperava que Deus estabelecesse seu reino na Terra, tal como descrito pelos profetas. Os Dois Messias viveram em uma época de turbulência, períodos em que a terra histórica de Israel estava sob o domínio do poderoso Império Romano. Conseqüentemente, violentas rebeliões judaicas contra Roma ocorreram durante a vida de Jesus. João e Jesus pregavam obediência à Tora, ou Lei judaica, mas essa missão mudou drasticamente com a prisão e morte de João.

Após um período de incerteza, Jesus voltou a pregar na Galiléia, desafiando as autoridades romanas e seus colaboradores judeus em Jerusalém. Posteriormente, designou um Conselho dos Doze para governar as 12 tribos de Israel, incluindo, entre seus membros, seus quatro irmãos. Depois da crucificação de Jesus pelos romanos, seu irmão Tiago – o “Discípulo Amado” – assumiu a liderança da dinastia de Jesus.

Tiago, assim como João e Jesus antes dele, considerava-se um judeu devotado. Nenhum deles acreditava que seu movimento fosse uma nova religião. Foi Paulo que transformou Jesus e sua mensagem, por meio de seu mistério junto aos gentios. Rompendo com Tiago e seus seguidores, em Jerusalém, Paulo pregou uma mensagem baseada em suas próprias revelações, mensagem esta que veio a se tornar o cristianismo.

A partir disso, Jesus passou a ser uma figura cuja humanidade ficou obscurecida; João passou a ser um mero precursor de Jesus, e Tiago e os demais ficaram completamente esquecidos, sobretudo: Maria Madalena (Maria de Magdála), sua mãe, suas irmãs e alguns seletos seguidores. Qual o verdadeiro papel destas mulheres no movimento liderado por Jesus? Porém, não há como negar a presença significativa da figura feminina junto a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário