terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sobre o Natal II

Na historiografia tradicional, a figura central do cristianismo é Jesus Cristo, considerado por seus seguidores o Filho de Deus, sendo humano e divino ao mesmo tempo. Questões que permeiam a comemoração natalina. Além disso, os “evangelhos” da Bíblia são as principais “fontes” de informação sobre Jesus...
...De acordo com eles, Jesus nasceu em Belém durante Império de César, sendo filho de Maria, virgem segundo a tradição. Foi levado para Nazaré, na Galiléia, onde recebeu uma educação judaica covencional. Pode ter sido carpinteiro, já que esta era profissão de José, marido de Maria. Por volta do ano 27, foi batizado por João Batista e pouco depois começou seu ministério de pregação e cura (com milagres relatados).
Através do seu estilo popular de pregação, com uso de parábolas e provérbios, proclamou a chegada eminente do Reino de Deus e as qualidades éticas e religiosas exigidas daqueles que desejassem desfrutá-lo (resumidas no “Sermão da Montanha”). Sua interpretação da lei judaica não rejeitava a observância do cerimonial, mas subordinava-a aos princípios fundamentais da caridade, sinceridade e humildade.
Dentre seus seguidores na Galiléia, selecionou 12 discípulos para serem seus acompanhantes pessoais e para ensinarem sua mensagem. Sua pregação levou-o a um conflito com as autoridades judaicas. Sabendo disto, foi para Jerusalém, onde foi traído por Judas Iscariotes, um de seus discípulos, e condenado à morte pelo Sinédrio: a mais alta corte dos judeus. Compareceu em frente ao governador romano Pôncio Pilatos e este sentenciou à morte por crucificação.
Seus seguidores afirmaram que, três dias depois, o túmulo onde seu corpo havia sido depositado estava vazio e que Jesus havia sido visto vivo numa forma glorificada, porém reconhecível. A crença em sua ressurreição espalhou-se entre seus seguidores, que viam nela a prova de que ele era o Messias ou Cristo (conforme registrado no Velho Testamento).
Diante disso, seus seguidores começaram a formar comunidades cristãs em torno de Jerusalém, cidade a partir da qual a Igreja Cristã se espalhou pelo mundo. Hoje, bipartida entre católicos (ocidente) e ortodoxos (oriente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário