quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

+ considerações sobre o Esoterismo!

É extremamente complexo definir Esoterismo! Não há um explicação absoluta, ou seja, inexiste um consenso geral sobre este objeto tão difundido e banalizado na atualidade. Podendo, ser "explicado" por uma síntese de inúmeras definições, porque, o Esoterismo é um termo ainda em estudo e contrução pelo homem como tantos outros.

Vê-se em cada esquina uma acadêmia esotérica, uma loja esotérica, uma farmácia esotérica, um supermecado esotérico, uma escola esotérica. E, tantas clínicas e livrarias esotéricas, quanto, indivíduos que se auto-intitulam esotéricos, sem nada saberem sobre as correntes esotéricas, sobretudo as modernas. Bem como, outras pessoas são taxadas pelo senso comum de esotéricas por divergirem do pensamento convencional, altamente racionalista, fragmentado e objetivo.

Infelizmente, os termos esotérico, esoterismo transformaram-se em etiquetas "por aqueles" e "para aqueles" alinhados ao "pensamento alternativo" que gravita ao redor das fadas, duendes, anjos, espíritos, gnomos, ovnis, cristais, florais de bach, acupuntura, cromoterapia, feng shui... impossível citar os trilhões de "esotéricos" que nada sabem sobre as vertentes básicas do Esoterismo: Alquimia, Astrologia e Magia.

Cada vez mais, o cotidiano humano está sendo invadido pelos diversos símbolos e signos esotéricos, assim como, destas 3 correntes esotéricas primárias originaram varios ramos de esoterismo. Basta adentrar qualquer livraria, banca ou sebo para verificar prateleiras abarrotadas de literatura esotérica, ocultista, mística, etc.. Magia para isto, rituais para isso, cursos para aquilo...

... porção do amor, fórmulas para prosperar e conseguir emprego, talismãs, amuletos, fitas... O comércio sensasionalista esotérico está em voga! A moda esotérica, os magos conquistam as ruas, ganharam o gosto popular... as chamadas "artes divinatórias" fizeram da classe média e dos ricos uma clientela fiel e cativa. Paralelamente, basta digitar as palavras esoterismo, ocultismo na home page de pesquisa Google que infindáveis sites saltam aos olhos do internauta, como, num passe de mágica. Mas, o que realmente é esotérico? O que há de oculto nisso tudo? É fato que filtrar todas essas informações beira o impossível... uma tarefa árdua para o pesquisador esotérico, um nicho perigoso para os curiosos que se perdem no "labirinto do minotauro".

Mas, qual é o verdadeiro papel do Esoterismo em nossas sociedades ocidentais? Pois, "hoje, mais do que nunca, o esoterismo está presente. Sua permanência tenaz aparece nos tempos modernos como uma contrapartida de nossa visão científica e secularizada do mundo, mas seria simplista e errôneo reduzir essa longevidade a uma necessidade de reação contra o imaginário da episteme vigente" afirma Antoine Faivre, especialista em Ciências Religiosas (École Pratique des Hautes Études).

Tal indagação será desenvolvida por Faivre num próximo texto... por enquanto, reflitamos sobre o que foi postado no blog acerca dos termos: esotérico, esoterismo, exotérico, exoterismo... tentando traçar paralelos, analisar conteúdos, verificando os significados destes textos no dia-a-dia moderno e, a dificuldade de classificar isto ou aquilo como esotérico ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário