segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

esotérico ou exotérico?

Bem, conforme o Dicionário Aurélio, o termo esotérico refere-se ao en - sinamento que, em escolas filosóficas da Antigüidade grega, era reservado aos discípulos completamente instruídos, ou seja, todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes. Podendo, tratar-se de ensinamento ligado ao ocultismo, sendo compreensível apenas por poucos, caracterizado pelo aspecto hermético.

Conseqüentemente, os que defendem que o "conhecimento" deve ser reservados a um número restrito de iniciados, evocando a idéia de "segredo" alinham-se ao Esoterismo (Doutrina Esotérica) cuja atitudes de espírito preconizam que o ensinamento da Verdade - cientifíca, filosófica e religiosa - deve ser transmitido aos escolhidos por sua inteligência ou valor moral.

Já, o termo exotérico alude ao ensinamento, também, em escolas da Antigüidade grega, era passado ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, vindo a configurar o Exoterismo (Doutrina Exotérica).

Além disso, segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Ainda, Blavatsky aborda que todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário