sábado, 23 de janeiro de 2010

Plano de Reunião 24-01-2010

  1. Início da Reunião: Relaxamento (ao som de Gayatra Mantra);
  2. Apresentação do Roteiro de Funcionamento do GET Uniconsciência Uberlândia;
  3. Estudo do Texto: "Roteiro de Estudo sobre Teosofia, Esoterismo e Ocultismo";
  4. Dicas de Leituras Básicas: Introdução à Teosofia (Leadbea - ter); Teosofia Simplificada (Cooper); O Esoterismo (Faivre); Fundamentos da Filosofia Esotérica (Blavatsky); As Escolas de Mistérios (Codd); A chave para a Teosofia (Blavatsky); Esoterismo Mundial (Leuenberger); Ocultismo, Semi-Ocultismo e Pseudo-Ocultismo (Besant); Ocultismo Prático (Blavatsky); O Mundo Oculto (Sinnet); A Sabedoria Antiga (Besant); O Livro de Ouro das Ciências Ocultas (Doucet); Síntese da Doutrina Secreta (Blavatsky) por Cordélia Alvarenga de Figueiredo;
  5. Comentários Gerais;
  6. Confraternização;

Este estudo e comentário gerais tem como objetivo aportar um dos pon - tos de partida para pesquisa estorérica, ou seja, como iniciar um estudo sobre um tema tão complexo. Segundo Berna Jaggisbachau o "caminho esotérico é um caminho que cada pessoa tem que trilhar sozinha, mesmo se vier a se unir a pessoas com idéias semelhantes. O caminho esotérico é o caminho do indivíduo numa época de massificação. Isso significa tomada de decisões".

Ela ainda complementa que "o esoterismo não pode ser ensinado ou aprendido, mas apenas vivido e, o mais importante, sentido" fato que revela o grande desafio de professores, coordenadores e mestre ao se deparar com o Ensino de Esoterismo: Por onde Começar? O que se pode ensinar ou não? O caminho esotérico tem que ser trilhado dia-a-dia para se entender uma tradição milenar da humanidade, tanto, Ocidental, quanto, Oriental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário