sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dinheiro: espiríto da matéria absoluta!

Na Reunião do GET realizada no dia 24 de Janeiro de 2010, uma das alunas comentou sobre a relação conflituosa entre espiríto e matéria, ou seja, o "dinheiro" é compatível com a vida espiritual? Diante dessa indagação que "assombra", tanto, o espiritualistas, quanto, os materialistas, tal resposta pode ser encontrada na Primeira Carta do Tarô: o Mago... ...conforme, Elisabeth Haich nesta carta um jovem mago tem à sua frente uma mesa e sobre ela três símbolos, dentre eles: a Moeda de Ouro! Haich revela uma das representações imagéticas deste Primeiro Arcano Maior, pois a moeda com sua forma circular representa simbolicamente o espiríto; mas o desenho nela (estrela, cruz, etc.) mostra que neste caso se trata de um espiríto muito poderoso e especial, com o qual seu grande poder de concentração cria matéria e a controla unificando os dois elementos opostos.

Essa é a moeda, dinheiro. Porque o conteúdo deste conceito "dinheiro" é puramente simbólico. Como alguém poderia pensar em "dinheiro" como matéria? Alguém já viu "dinheiro" ou o segurou na mão? Ninguém! No máximo seguramos ou vimos um pedaço de papel ou de metal assinalado com determinado valor.

Portanto, ambos só são valiosos quando contêm a inscrição especificando que valem uma certa quantia monetária na qual temos de acreditar. Se, entretanto, na mesma nota ou moeda não houver inscrições assinalando determiando valor, então não se trata mais de "dinheiro". No momento em que deixamos de acreditar nela, a nota se torna um pedaço de papel sem valor e a moeda só valerá o preço do material de que é feita.

No entanto, até mesmo esse valor se modifica segundo a procura. Lembrem-se de que, para um homem que está morrendo de sede no deserto, qualquer peça de metal, seja ouro ou prata, não tem absolutamente nenhum valor. Por outro lado, um copo de água salvaria uma vida. "Dinheiro", logo, é uma noção puramente abstrata e não matéria visível ou tangível. Ele é o espiríto da matéria absoluta, exatamente porque como um conceito, não pode ser indentificado com qualquer tipo de matéria.

E, no entanto, adquirimos todos os tesouros materiais do mundo com essa matéria inominada: posição, jóias, mobília, roupas e tudo o mais. Assim, dinheiro é o espiríto da matéria absoluta inominada.

Concluindo, a moeda nesta figura do Mago também não sugere "dinheiro" visível com valor de troca. Indica muito mais precisamente o poder espiritual interior do homem que lhe permite controlar todos os valores do mundo material, basta que conheça este segredo! Cabe a nós conhecê-lo, tal como, o mago o conhece, pois é claro, já obteve o domínio sobre o segredo do "dinheiro".

Fonte: A Sabedoria do Tarô (Elizabeth Haich).

Nenhum comentário:

Postar um comentário