sábado, 20 de fevereiro de 2010

Demiurgo: o Arquiteto da Matrix?

A idéia do Demiurgo ou Artífice - tido como o supremo Poder que cons - truiu o Universo - a partir do qual os franco-marçons derivam desta palavra a sua expressão "Supremo Arquiteto", isto é, o Criador do mundo, sendo que para os ocultistas é o terceiro Logos manifestado ou "segundo deus" de Platão ou segundo Logos representado por ele como o "Pai", a única entidade que ousava mencionar como Iniciado nos Mistérios.

Tal Divindade - relacionada ao Universo da Matéria - foi revisitada na forma de um personagem fictício, aparecendo nos dois últimos filmes da trilogia Matrix, criado pelos irmãos Wachowski.

Este personagem foi interpretado pelo ator e roteirista polaco Helmut Bakaitis que também faz uma aparição no MMORPG The Matrix Online. O Arquiteto aparece pela primeira vez para o hacker Neo (apelido de Thomas A. Anderson interpretado por Keanu Reeves) sentado em uma grande sala com paredes circulares as quais estão cobertas por monitores de televisão no clímax do filme Matrix Reloaded, o segundo filme da Trilogia. Neste local Ele se revela como sendo o criador da Matrix para Neo e, trava um intrigante diálogo com " O Escolhido ('The One') ...

... talvez para os milhares de milhões de seres humanos adormecidos este Arquiteto é apenas o programa criador da Matrix e supervisiona a sua função, porém para os Iniciados nos Mistérios o Construtor é mais do que uma personificação do criador de sistemas e design das sucessivas versões da Matrix. Fato genialmente comprovado pelos irmãos Wachowski, pois...

na última cena do filme The Matrix Revolutions o Arquiteto junta-se a Oráculo, comentando que ela "jogou um jogo muito perigoso", referindo-se ao papel da Oráculo como orientadora e insurgente. Neo, como ela, desafiou o arquiteto do sistema de controle. Por fim, a Oráculo pergunta ao Arquiteto se os seres humanos que quiserem sair da Matrix serão liberados. Ele diz que sim, e quando ela pergunta se ele vai manter sua palavra, ele responde:

"O que você acha que eu sou? Humano?"

Um comentário: