sábado, 23 de outubro de 2010

Nêmesis - a deusa kármica grega

Nêmesis e os Três Destinos representam para os gregos antigos o quádruplo Poder de Karma, esta deusa kármica grega também foi chamada de Adrastia (Justiça); Necessitas (Fatalismo); Natureza pelos teósofos neoplatônicos; bem como, Hércules
.

Irmão Atisha explica que "Nêmesis é o melhor nome, sendo Ela a recompensadora do Bem e a castigadora do Mal; mas há uma grande verdade em cada um dos outros nomes, pois trazem à tona alguma característica do Karma: Ela é Justa (Adrastia), Fatal (Necessitas), o Caminho de Toda a Natureza (Natureza) e é forte e poderosa (Héracles ou Hércules)".

Ele ainda continua "Como castigadora do Mal, Ela usa as Três Furias - Tisífone, Megera e Alecto. Quando recompensa o Bem, as Fúrias tornam-se as Três Eumênis (As Benevolentes)".

Resumindo, os gregos foram exímios personificadores dos Deuses Kármicos, sendo que Nêmesis também podia punir outros deuses, enquanto as Fúrias (Erínias para os gregos) estendiam seus castigos para os simples mortais, principalmente no submundo onde viviam e torturavam as almas pecadoras que ali chegavam depois de passar pelo veredito de Hades - Governante do Mundo dos Mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário