segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre a Reunião de 24-10-2010


Neste encontro teosófico a irmã Rosane Viola explicou resumidamente a Estância VI - Cosmogênese - Doutrina Secreta Vol 1 - H.P.Blavatsky, tal explanação referiu-se a parte da descrição da Cosmogonia do Universo. Conforme, a Teosofia entende o início e o fim de um universo, ou seja, a Formação e a Dissolução Universal.

Logo foi abordado temas como:

- o Fohat ou "Torvelinho de Fogo";

- a Eletrecidade ou "Força"\"Energia";

- Mulaprakriti ou "A raiz da Substância Universal;

- o Logos ou "O Logos de nosso Sistema Solar";

Com relação ao Fohat foi explicado que Ele é "uma coisa no Universo ainda não-manifestado (No Imanifesto ou Parabrahman) e outra coisa no mundo fenomenal e cósmico (No Manifesto ou Universo), assim:

- No Imanifesto, ou seja, antes da formação do Cosmos Objetivo > FOHAT = é latente e coeterno com Parabraman e Mulaprakriti;

- No Manifesto, ou seja, o Cosmos Objetivo > FOHAT = o "Raio Divino" de inesgotável potência criadora que incute o Pensamento Divino Absoluto (Parabrahman) no seio da proto-Mãe (Mulaprakriti).

Ademais, o Fohat serve de "ponte" entre a Ideação Cósmica e a Substância, isto é, o "elo" entre o Espiríto-Matéria. Além dessas considerações foi exposto o ponto de vista ocidental acerca desses temas, especialmente, o Fohat, indo dos gregos aos egípcios, da mitologia aos filósofos antigos, tais como: Aristóteles que reconhecia o Fohat como o Eros - a força motriz - uma espécie de primeiro motor nas antigas cosmogonias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário