segunda-feira, 29 de março de 2010

A Desinformação: o lado negro da mídia!

E
m 1885, H. P. Blavatsky mergulhou firme na elaboração da Doutrina Secreta, paralelamente, foi publicado um relatório pela Sociedade de Pesquisas Psíquicas em que o pesquisador Richard Hodgson revelou que todas as cartas e fenômenos ocorridos pela atuação de H. P. Blavatsky seriam forjados.

O escândalo foi enorme, porém Blavatsky defendeu-se provando por todos os meios a sua inocência, mas a calúnia foi insidiosa e iria durante anos refletir na sua imagem. Depois de sua morte, ficou definitivamente afastada qualquer possibilidade de fraude.

Provou-se que Hodgson tinha sido ludibriado na sua fé pelo casal Coulomb, que tinha forjado as provas contra H. P. B. E, que por trás de todos os acontecimentos estavam alguns missionários da Índia que viam temerosos o avanço das idéias defendidas por Blavatsky.
Posteriormente, Jacques Lantier, no livro publicado em 1970, La Théosophie ou I'invasion de la spiritualité orientale, reconhece que "o escândalo orquestrado visivelmente pelo Governo inglês e as missões, atingiu o mundo inteiro. Pois, exageraram industrialmente as conclusões denunciadas".
Fonte: H. P. Blavatsky, Dados Biográficos (
www.levir.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário