quinta-feira, 11 de março de 2010

Karma Abstrato & Karma Concreto

C
onforme, o Irmão Atisha...

...do ponto de vista abstrato, Karma é a Atividade inerente à Natureza. Ou seja, trata-se do Princípio Sem Começo da Formação, que existe, essenssialmente, no Segundo Logos. Nesse Mundo Abstrato, ou Subjetivo, a Atividade Kármica produz os Paradigmas, ou Protótipos, de todas as coisas e seres que existirão sempre. Ademais, segundo Platão:

Pensamentos e Atos integram-se e formam-se em fenômenos mentais e materiais - naquilo que chamamos aparências objetivas e subjetivas. Tudo é integração de Atos ou Pensamentos, tudo é Karma, ou, pelo menos, está condicionado ao karma. Só existe aquilo que é causado pelo Ato ou pelo Pensamento.

Já, no sentido concreto, Karma é a Atividade do Mundo Objetivo, ou mundo das particularidades, isto é, da Manifestação, sendo esse o trabalho do Terceiro Logos na Natureza e do Princípio da Mente (Manas) no Homem. A Atividade Kármica da Mente Criativa, ou Espiríto, gera a variedade infinita de formas no Universo, que se desenvolve por conter, intrinsecamente, os germes geradores de formas futuras e mais perfeitas, resultantes de atividades precedentes ou por elas efetuadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário