segunda-feira, 22 de março de 2010

Viagem Astral

F
oi um termo criado pelo pesquisador americano Robert Crookal, recebendo outras denominações, como:
a) Keshara: Termo sânscrito empregado pelos hindus;
b) Delog: Termo empregado pelos tibetanos;
c) Desdobramento: Termo oriundo do espiritismo;
d) Arrebatamento: Termo empregado em igrejas protestantes;
e) Projeção da Consciência: Termo técnico usado por pesquisadores;
f) OBE: Out-of-Body Experience: termo da língua inglesa
Nota-se, que as experiências fora do corpo receberam diversas denominações ao longo das últimas décadas! Junto com elas foram elaboradas inúmeras confusões nefastas acerca deste assunto!!! Pois bem, Projeção da consciência, experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as experiências fora do corpo (do inglês, out-of-body experience – OBE ou OOBE) que pode ser realizado por qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento.
A Projeciologia acredita que, durante a projeção, quando lúcida, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do (corpo astral, perispírito, psicossoma, etc.). Por intermédio da projeção da consciência é possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual.
A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como próxima a sensação corporal de estar flutuando como um balão, e em alguns casos conforme relatos, havendo a possibilidade de estar vendo o próprio corpo físico, olhando-o sob o ponto de vista de um observador, fora do seu próprio corpo (autoscopia). Estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma ter tido algum tipo de experiência fora do corpo em suas vidas.
Para alguns, o fenômeno ocorre espontaneamente, enquanto para outros está relacionado a circunstâncias de perigo, como os estados de coma, em sonho profundo, ou também relacionados as experiência de quase-morte, ou mesmo induzida através do uso de drogas e psicotrópicos, sendo um método condenável pelos verdadeiros ocultistas, salvo o xamanismo.
Paralelamente, a medicina começa a tratar o assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências quase-morte (EQM). No entanto, explicações científicas parciais foram elaboradas para as EQMs que não envolvem a projeção da consciência, continuando sem explicação científica. Bunning e Blanke (2005) do Laboratório de Neurociência Cognitiva, Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), Lausanne, e Departamento de Neurologia, Hospital Universitário, Genebra, Suíça, revisaram alguns dos fatores clássicos que indicam e podem induzir a autoscopia. Estes são sono, abuso de droga, e anestesia geral, assim como o próprio neurobiologismo.

Em resumo, existem várias modalidades de Viagem Astral:


a) Projeção em tempo-real: quando o projetor projetaria-se para fora do corpo físico e cairia no plano mais próximo ao plano físico, vivenciando tudo ao seu redor. Quem conseguiria este tipo de projeção, poderia relatar acontecimentos do cotidiano, naturais e extrafísicos. Dependendo do nível do projetor seria possível interagir com o plano físico.

b) Projeção involuntária: ocorreria com a maioria das pessoas que acordariam dentro dos sonhos sem sua própria vontade.

c) Experiência quase-morte: seria a experiência ocorrida quando, devido a uma doença grave ou acidente, a pessoa sofre o chamado "estado de quase morte". O coração e todos sinais vitais, inclusive as ondas cerebrais detectadas por aparelhos, parariam e a morte clínica do paciente estaria atestada pelos médicos. Nessas situações, acredita-se que o 'espírito' não se desligaria do 'corpo físico' e o paciente "milagrosamente" ressuscitaria. Após o retorno de consciência, cerca de 11% dos pacientes relatam experiências, alguns deles descrevem com detalhes de tudo que aconteceu enquanto estava "morto" porque manteriam a consciência enquanto no veículo astral, fora do corpo físico, enquanto estariam presente no ambiente ou pairavam sobre o corpo. De acordo com Dr. James E. Whinnery, a experiência de quase morte não permitem a confirmação das projeções que poderiam ser explicadas como um processo neurofisiológico que leva à ilusão da projeção. Entretanto, para Titus Rivas, a EQM não pode ser completamente explicada por causas fisiológicas ou psicológicas, pois a consciência funcionaria indepedentemente da atividade cerebral.

d) Projeção voluntária: este tipo de experiência poderia ser induzida através de técnicas projetivas, meditação, amparo extrafísico, entre outras técnicas. Segundos os praticantes de Yoga, Teosofia, algumas correntes filosóficas e escolas de estudos do pensamento a "projeção consciente" poderia ocorrer com qualquer pessoa, esteja ela consciente do fato ou não. Isto quer dizer que uma pessoa poderia "projetar sua consciência" sem saber que está realizando esta ação, entretanto, seu subconsciente está plenamente ciente da condição existencial que está sendo vivenciada. Expressões populares como: o pensamento voa, estava pensando tão longe… ou estava tão longe… são extremamente corriqueiras e indicariam claramente a tendência natural em assimilar este tipo de ação mental, comum a todos nós. Segundo alguns praticante de Yoga, o grande problema para as pessoas comuns está em compreender a relação consciência versus tempo e espaço.

Porfim,

"Ninguém pode ter uma compreensão nítida das doutrinas da Religião-Sabedoria, se não souber e não compreender conscientemente que no nosso sistema solar existem planos perfeitamente definidos, cada um formado pela sua matéria de difererentes graus de densidade, e que alguns desses planos estão abertos à visita e à observação dos que conseguirem obter requisitos necessários para isso, exatamente como qualquer país estrangeiro está ao alcance do turista."

Leadbeater

Nenhum comentário:

Postar um comentário